Mapeamento do Fluxo de Valor
Objetivo do curso:
Através de um exercício prático (simulação de um fábrica em sala de aula), este treinamento mostrará como enxergar fluxos de valor, identificar as causas dos desperdícios, esboçar e planejar a aplicação das técnicas do sistema lean manufacturing. Mapear pode ajudar você a:
• Estabelecer uma linguagem comum e uma direção para os esforços de melhoria;
• Focar ações para resultados maiores e mais sustentáveis;
• Compreender melhor a relação entre os fluxos de materiais e de informações;
• Criar as bases para um plano de implementação efetiva.
Público alvo:
Dentre aqueles que podem se beneficiar com este treinamento, estão:
• Operadores, gerentes, supervisores e outros agentes de mudanças;
• Qualquer indústria com processos de múltiplas etapas;
• Organizações em qualquer nível da jornada lean, particularmente, mas não exclusivamente, aquelas que a estejam iniciando.
Conteúdo programático:
Módulo 1 | VSM - Value Stream Mapping (Mapa de Fluxo de Valor)
- O que é um fluxo de valor Lean;
- O que é um mapa de fluxo de valor;
- Objetivos e princípios fundamentais de fluxo e mapa de valor;
- Fases para implantação;
- Principais dificuldades e formas de superação (análise de experiências de implantação em outras empresas);
Módulo 2 | Estudo de Case e Exercícios Práticos de Mapa de Fluxo de Valor;
- - Detalhamento das fases: escolha da linha (família) de produtos, levantamento do mapa de estado atual, definição do mapa de estado futuro;
- Mapeamento do Estado Atual e Futuro;
- Exercício: desenhando o mapa do estado atual da Estamparia ABC;
- Plano de Implementação do Estado Futuro. Como criar um plano para alcançar o estado futuro?;
- Exercício: desenhando o estado futuro da Estamparia ABC;
Módulo 3 | Análise de Resultados e Implantação do Plano de Melhoria
- Plano de implantação de melhorias;
- Análise e comentários sobre os resultados obtidos pelo VSM;
- Ferramentas de apoio (princípios mínimo estoque, máxima qualidade, mínimo fluxo e máxima disponibilidade);
- Escolha das ferramentas e detalhamento do Plano de Ação;
- Desenvolvimento do plano de ação para a empresa.
Investimento:
Consulte preços especiais para turmas "in company"
Desconto especial para mais de uma inscrição.
Desconto especial para clientes da Sttratteggiia.
• Está incluso no investimento: apostila, material de apoio, coffee break e certificado de participação (mediante 75% de frequência);
• Os cancelamentos serão aceitos com no máximo três dias de antecedência;
• A Sttratteggiia reserva o direito de prorrogar e/ou cancelar o curso ou evento caso não atinja o número mínimo de participantes.
Cronometragem Industrial
Objetivo do curso:
• Transmitir os conceitos teóricos e a operacionalização das técnicas de medição de tempos e métodos;
• Fornecer condições necessárias para o desenvolvimento e implantação destas técnicas em sua empresa;
• Aplicação e Melhoria dos Métodos, através da análise das operações produtivas;
• Facilitar a determinação de padrões de custos;
• Conscientização da necessidade de acompanhar e divulgar estas medições como sendo um compromisso de todos e não somente dos gestores da empresa;
• Absorver a experiência de uma das mais reconhecidas e experientes empresas de consultoria na área de gestão industrial.
•
Público alvo:
A profissionais ligados à área de produção como supervisores, mestres, gerente industrial, área de planejamento, custos, qualidade, controladoria, contabilidade ou a todos os profissionais interessados em disseminar estas técnicas em sua empresa.
Conteúdo programático:
1) Divisão do Trabalho
2) Administração Científica
3) Objetivos da Cronometragem Industrial
4) Equipamentos e Impressos Utilizados
5) Preparação para o Estudo de Tempos
6) Registro das Informações
7) Divisão da Operação em Elementos
8) Determinação da Frequência dos Elementos
9) Número de ciclos a serem cronometrados
10) Avaliação de Ritmo
11) Determinação do Tempo Normal
12) Determinação das Concessões
13) Determinação do Tempo-Padrão
14) Como Aplicar e Controlar os Tempos
15) Cronoanálise
16) Formação de um Departamento de Racionalização
17) Exercícios práticos.
Investimento:
Programa de treinamento realizado apenas na modalidade "in company"
Desconto especial para clientes da Sttratteggiia.
• Está incluso no investimento: apostila, material de apoio, coffee break e certificado de participação (mediante 75% de frequência);
• Os cancelamentos serão aceitos com no máximo três dias de antecedência;
• A Sttratteggiia reserva o direito de prorrogar e/ou cancelar o curso ou evento caso não atinja o número mínimo de participantes.
Kaizen - Melhoria Contínua Organizacional
Objetivo do curso:
Treinamento destinado a despertar nos colaboradores o sentido de trabalho em equipe, voltado para a melhoria da produtividade, da qualidade e da integração na empresa globalizada. Auxilia as organizações e aos profissionais implementarem programas de Kaizen da organização.
Público alvo:
Profissionais da área industrial e da qualidade, em particular, operadores, engenheiros, gerentes, supervisores, líderes e outros agentes de mudança, mas também válido para profissionais das demais áreas comprometidas com a multiplicação dos conceitos de melhoria contínua.
Conteúdo programático:
Módulo 1 - Aporte de Conceitos sobre o que é Kaizen?
O que é sistema Toyota de produção
5 princípios do STP
Cadeia de valor
Evento Kaizen
Preparação e condução de eventos Kaizen
Módulo 2 - Operacionalizando o Kaizen
Kaizen - 5S
Kaizen - Solução de Problemas
Mapeamento de Processos
Módulo 3 - Produzindo a melhoria com o Kaizen
Kaizen - Padronização
Kaizen - Gestão Visual
Estudo de Caso
Modelos práticos de Kaizen
Girando o PDCA
Investimento:
Consulte preços especiais para turmas "in company"
Desconto especial para mais de uma inscrição.
Desconto especial para clientes da Sttratteggiia.
• Está incluso no investimento: apostila, material de apoio, coffee break e certificado de participação (mediante 75% de frequência);
• Os cancelamentos serão aceitos com no máximo três dias de antecedência;
• A Sttratteggiia reserva o direito de prorrogar e/ou cancelar o curso ou evento caso não atinja o número mínimo de participantes.