Formação de Preços em Serviços

Objetivo do curso:
Apresentar aos participantes uma metodologia que contribua para a formação de preços na prestação de serviços, com o objetivo de aumentar a lucratividade das suas atividades a partir da correta apuração de custos operacionais diretos e indiretos, custos fixos e variáveis, riscos, passivos e de depreciação, contribuindo para os seguintes objetivos:

•Apresentar conceitos de formação de preços, com o objetivo de contribuir para que os participantes aprendam a diferenciar preços, valor agregado e receita recorrente; •Capacitar os participantes a identificar e apurar custos e riscos inerentes aos seus ramos de atividade profissional; •Treinar prestadores de serviços a administrar e superar as exigências impostas pelo mercado; Demonstrar a aplicabilidade da metodologia proposta.

Público alvo:
Empresários, Diretores, Gerentes, Publicitários, Engenheiros, Advogados, Dentistas, Médicos, Empreendedores, Gestores e outros profissionais que tenham necessidade de definir o preço de seus serviços.

Conteúdo programático:
ESTUDO DE CASO 1 O Desafio de Uma Prestadora de Serviços CONCEITOS INICIAIS Gastos, Despesas e Investimentos e suas implicações na gestão de custos e formação de preços; Classificação de Custos e Despesas – Volume e Serviços
O DEMONSTRATIVO DE RESULTADOS
Definição da Estrutura Operacional; Planejamento Operacional; Entendendo a estrutura e os indicadores fundamentais de resultado (rentabilidade, lucratividade, ponto de equilíbrio) A FORMAÇÃO DE PREÇOS
Critérios, Tipos e métodos; Os 6 Passos para Formar seu Preço ASPECTOS ESTRATÉGICOS
Direção, Marketing, Operações, Finanças; Estratégias Genéricas ESTUDO DE CASO 2
O Desafio de uma empresa de engenheiros ESTUDO DE CASO 3
O Desafio de um empresa de inovação e criatividade
Investimento:
Consulte preços especiais para turmas "in company" Desconto especial para mais de uma inscrição. Desconto especial para clientes da Sttratteggiia Consultoria Empresarial. • Está incluso no investimento: apostila, material de apoio, coffee break e certificado de participação (mediante 75% de frequência); • Os cancelamentos serão aceitos com no máximo três dias de antecedência; • A Sttratteggiia reserva o direito de prorrogar e/ou cancelar o curso ou evento caso não atinja o número mínimo de participantes.

Entendendo e Aplicando o Método UEP
Objetivo do curso:
Este método é um dos conceitos de gestão industrial que mais chama atenção dentre as indústrias multi-manufatureiras. Desmistificar a UEP é o objetivo fundamental deste curso. Compreenda como este método de custeio por atividade (semelhante ao ABC) aplica-se perfeitamente em indústrias e prestadoras de serviços; calculando-se custos por atividades e produtos, quantificando a capacidade produtiva por meio desta medida de valor agregado, analisando o ponto de equilíbrio da empresa e a rentabilidade por produto e por cliente. Venha conhecer, entender e aplicar o Método UEP (Unidade de Esforço de Produção). 70% do curso com exercícios práticos!

Público alvo:
• Diretores, gerentes e executivos; • Profissionais, estudantes e estudiosos da área de custos e precificadores; • Controllers; • Gestores industriais; • Responsáveis por PPCP, engenharia de produtos
Conteúdo programático:
• GP e UEP – Origem e Evolução
• Métodos de Custeio: MP3, RKW, ABC, TOC, UEP
• Princípios básicos da UEP
• Rentabilidade
• Aplicabilidade da UEP
• Construindo a UEP
• Definindo a “Moeda UEP”: Produção e Administração
• Indicadores Industriais: capacidade, eficiência, etc.
• UEP mês a mês
• Custeio Fiscal e Gerencial com a UEP
• Custo
• Conceito do Valor Agregado
• Índice de Rentabilidade
• Ponto de Equilíbrio
• Lucro Zero
• Preço de Venda
• Benchmarking
• Exercícios práticos
Investimento:
Programa de treinamento executado apenas na modalidade "in company" Desconto especial para mais de uma inscrição. Desconto especial para clientes da Sttratteggiia Consultoria Empresarial. • Está incluso no investimento: apostila, material de apoio, coffee break e certificado de participação (mediante 75% de frequência); • Os cancelamentos serão aceitos com no máximo três dias de antecedência; • A Sttratteggiia reserva o direito de prorrogar e/ou cancelar o curso ou evento caso não atinja o número mínimo de participantes.

Gestão da Controladoria
Objetivo do curso:
• Posicione-se quanto a dimensão da controladoria, em seus aspectos conceituais e estruturais; • Saiba as competências atualmente requeridas para os profissionais e os objetivos da controladoria na gestão empresarial; • Veja como deve ser estruturada a área de controladoria e como deve ser a relação interdepartamental; • Conheça as principais ferramentas e práticas utilizadas pelos departamentos de controladoria para a gestão empresarial e implementação dos principais relatórios gerenciais; • Conheça os aspectos mais importantes na análise de custo e orçamento, identificando os produtos mais rentáveis, as contribuições das áreas para o lucro da empresa e como fazer análise de desempenho global do resultado da empresa; • Saiba como implementar a gestão por meio de indicadores de desempenho. •

Público alvo:
Destinado a Diretores, Executivos e profissionais da área de Controladoria, Contabilidade e Finanças que desejam desenvolver e aprofundar conhecimentos avançados sobre o tema controladoria estratégica. Conteúdo programático:
Módulo 1 | Noções Gerais de Controladoria
• Conceito e aplicação da controladoria • Funções da controladoria • Profissional da controladoria • Funções e características do Controller Módulo 2 | Ferramentas Utilizadas no Departamento de Controladoria
• Análise do Balanço Patrimonial e a DRE para fins decisórios
• Orçamento empresarial (vendas, produção, estoques, capital, demonstração de resultado e balanço patrimonial)
• Demonstração dos Fluxos de Caixa (Método Direto e Indireto) - CPC 03
• Estudo de viabilidade para Investimentos de Capital (TIR, VPL e Payback)
• Análise dos Custos Fixos e Variáveis
• Margem de Contribuição e Ponto de Equilíbrio
• Grau de Alavancagem Financeira
• Grau de Alavancagem Operacional
• Índices de Liquidez
• Índices de Endividamento
• Índices de Atividade
• Índices de Lucratividade e Rentabilidade
• Análise Horizontal e Análise Vertical
• Termômetro de Kanitz
• EBITDA e EBIT
• EVA® e MVA
Módulo 3 | A Controladoria Estratégica
• Balanced Scorecard
• Gerenciamento do Balanço e a DRE (Orçado X Realizado)
• Técnicas de Elaboração e Apresentação de Relatórios Gerenciais
Investimento:
Desconto especial para mais de uma inscrição.
Desconto especial para clientes da Sttratteggiia.
• Está incluso no investimento: apostila, material de apoio, coffee break e certificado de participação (mediante 75% de frequência);
• Os cancelamentos serão aceitos com no máximo três dias de antecedência;
• A Sttratteggiia reserva o direito de prorrogar e/ou cancelar o curso ou evento caso não atinja o número mínimo de participantes.
Do Planejamento Estratégico ao Orçamento Empresarial
Objetivo do curso:
• Habilitar o profissional para pensar e executar o processo de elaboração, implantação, análise do orçamento empresarial, ponderando a real aplicabilidade dos conceitos no mundo atual; • Fornecer uma visão operacional e gerencial da aplicabilidade prática dos conceitos de planejamento estratégico, controladoria estratégica e orçamento empresarial; • Entender a importância do alinhamento estratégico da empresa aos recursos disponíveis; • Compreender os principais modelos de orçamento empresarial para escolher o método adequado para sua empresa;

Público alvo:
Diretores, Controllers, Gerentes, Supervisores, Especialistas, Analistas Seniores e Plenos e demais profissionais envolvidos no controle de gestão e no desenvolvimento do orçamento empresarial. Conteúdo programático:
Módulo 1 - Orçamento como gestão empresarial
Instrumento de controle - Uma visão introdutória: Princípios fundamentais do planejamento estratégico e controle de resultados;
Definição e aplicações;
Base para elaboração;
Vantagens e limitações;
Módulo 2 - Elaboração do processo orçamentário
Processo orçamentário: O orçamento empresarial;
Tipos de Orçamento; A escolha do orçamento adequado para meu negócio;
O orçamento operacional e o orçamento financeiro;
Módulo 3 - Controle orçamentário
Sistema de controle gerencial;
Conceitos: centros de custos-padrão e despesas-padrão; centro de despesas discricionárias;
Estudo de Caso: Empresa ALVO - Elaboração do orçamento: Do imobilizado; De vendas; De produção; Do custo de produção; De matérias-primas; De mão-de-obra direta; Dos custos indiretos de produção; Das despesas de vendas; Das despesas administrativas; De caixa (fluxo de caixa projetado); De DRE (projeção de resultados); De Balanço Patrimonial; Módulo 4 - Tradição x Beyond Budgeting
Fundamentos e origens do modelo Beyond Budgeting; Por que o planejamento orçamentário causa tantos problemas; Deficiências do modelo de gestão tradicional baseado em orçamentos; Por que organizações líderes adotam este novo modelo de gestão; Os 12 princípios da gestão “além do orçamento”; Comparação entre os modelos tradicionais e adaptáveis da gestão de desempenho
Investimento:
Consulte preços especiais para turmas "in company" Desconto especial para mais de uma inscrição. Desconto especial para clientes da Sttratteggiia. • Está incluso no investimento: apostila, material de apoio, coffee break e certificado de participação (mediante 75% de frequência); • Os cancelamentos serão aceitos com no máximo três dias de antecedência; • A Sttratteggiia reserva o direito de prorrogar e/ou cancelar o curso ou evento caso não atinja o número mínimo de participantes. Contabilidade para Não Contadores Objetivo do curso:
Apresentar os conceitos fundamentais da Contabilidade Financeira, proporcionando aos participantes o conhecimento das técnicas para elaboração dos Demonstrativos Patrimoniais e de Resultados, interpretação dos principais Índices Financeiros e práticas da Contabilidade Gerencial.

Público alvo:
Empresários, Diretores, Gerentes, Engenheiros, Advogados, Lideranças e demais profissionais que tenham necessidade de entender as informações contábeis e avaliar o desempenho econômico e financeiro de negócios e organizações. Conteúdo programático:

MÓDULO 1 – A CIÊNCIA CONTÁBIL
• Antecedentes históricos • Conceitos de contabilidade • Objeto e finalidade da contabilidade financeira ou societária • Usuários da contabilidade • Demonstrações financeiras obrigatórias • Postulados, princípios e convenções contábeis • As informações geradas pela contabilidade para esses usuários • Campo de aplicação da contabilidade;
MÓDULO 2 – TÉCNICA CONTÁBIL
• Diferenças entre balanço e balancete • Exercício social • Plano de contas • Registros contábeis: diário e razão • Partidas dobradas • Situações patrimoniais;
MÓDULO 3 – BALANÇO PATRIMONIAL E DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO
• Balanço patrimonial (ativo, passivo e patrimônio líquido) • Entendendo o conteúdo do balanço patrimonial (grupos de contas) • Fontes e usos de recursos • Etapas para elaboração do balanço • Entendendo o conteúdo da demonstração do resultado do exercício (receitas, deduções e abatimentos, custos, despesas, perdas e ganhos). • Noções da tributação do imposto de renda e contribuição social • Distribuição dos lucros • Reinvestimento de lucros na atividade empresarial • Regime de caixa e regime de competência;
MÓDULO 4 – DEMAIS COMPONENTES QUE INTEGRAM A DEMONSTRAÇÃO FINANCEIRA
• O objetivo da demonstração das origens e aplicações de recursos - DOAR • Demonstração das mutações do patrimônio líquido • Notas explicativas • Ações contemporâneas da Governança Corporativa, Lei Sarbanes-Oxley e “Disclosure”;
MÓDULO 5 – CONTABILIDADE GERENCIAL
• Conceito da contabilidade gerencial e sua utilidade • Identificação de gastos, custos e despesas • Custos fixos e custos variáveis / diretos e indiretos • Visão geral da contabilidade de custos gerencial • Como utilizar as informações contábeis no gerenciamento da empresa A integração dos sistemas de informações operacionais e financeiros por meio do ERP;
MÓDULO 6 – ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
• Interpretação e Análise de Balanço • Análise Horizontal e Vertical • Cálculos e Análises de Índices • Análise da Estrutura de Capital • Principais indicadores de desempenho financeiros • Análise da lucratividade com relação ao risco e investimentos;
MÓDULO 7 – FLUXO DE CAIXA
• Regime de caixa e competência de exercícios • Capital de giro • Ciclo operacional e ciclo financeiro • Rotações contas a receber, estoques e fornecedores • Índices de geração de caixa (EBITDA) • Ponto de equilíbrio de caixa Investimento: Consulte preços especiais para turmas "in company" Desconto especial para mais de uma inscrição. Desconto especial para clientes da Sttratteggiia. • Está incluso no investimento: apostila, material de apoio, coffee break e certificado de participação (mediante 75% de frequência); • Os cancelamentos serão aceitos com no máximo três dias de antecedência; • A Sttratteggiia reserva o direito de prorrogar e/ou cancelar o curso ou evento caso não atinja o número mínimo de participantes. Gestão Estratégica de Custos
Objetivo do curso:
Neste treinamento você poderá entender, analisar e aplicar conceitos e ferramentas gerenciais para implementar uma gestão de custos que possibilite a conversão do plano estratégico em medidas administrativas e operacionais, criando valor para a empresa e apoiando o processo de tomada de decisão da Alta Direção.

Público alvo:
Empresários, Executivos, Gerentes, Supervisores e demais profissionais envolvidos na Gestão Estratégica de Custos e interessados em capacitar-se para esta atividade. Conteúdo programático:
Módulo 1 - Fundamentos da Gestão de Custos
Contabilidade de custos Conceitos básicos Conceito de relevância
Módulo 2 - Modelo variável
Equação base da lucratividade Custo/volume/lucro - noção intuitiva Margem de contribuição Método de custeio variável Estudo de Caso
Módulo 3 - Overhead - identificação e departamentalização
Identificação Modelo direto Sistema de custeio tradicional simples Sistema de custeio tradicional departamentalizado Análise dos modelos apresentados Estudo de Caso
Módulo 4 - ABC (Activity Based Costing) e UEP (Unidade de Esforço de Produção)
Problemas dos sistemas de custeio tradicionais Método de custeio por atividade (ABC) Método de Unidade de Esforço de Produção (UEP) Implantação do ABC Implantação da UEP Estudo de Caso Investimento: Consulte preços especiais para turmas "in company" Desconto especial para mais de uma inscrição. Desconto especial para clientes da Sttratteggiia. • Está incluso no investimento: apostila, material de apoio, coffee break e certificado de participação (mediante 75% de frequência); • Os cancelamentos serão aceitos com no máximo três dias de antecedência; • A Sttratteggiia reserva o direito de prorrogar e/ou cancelar o curso ou evento caso não atinja o número mínimo de participantes.

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